Carregando Notícia
Curiosidades

Acabe de vez com as dores de cabeça usando essa planta que todo mundo tem em casa

Muito refrescante, reconfortante e bastante aromático, esse chá que é uma bebida deliciosa.

Muito refrescante, reconfortante e bastante aromático, esse é o chá de hortelã-pimenta que é uma bebida deliciosa, mas muitas vezes é esquecida pela população e pode ser saboreada a qualquer hora do dia.

Aqueles que estão procurando algo que seja quente ou com um sabor levemente doce, o chá de hortelã-pimenta vai se encaixar perfeitamente nessa busca. Além de possuir um gosto atraente e grandes qualidades calmantes, acredita-se também que ele ofereça muitos outros benefícios à saúde, como ajudar na sua digestão, acalmar o estômago e também reduzir o inchaço.

Benefícios do chá de hortelã-pimenta

Alivia os sintomas do intestino irritável

Essa bebida pode ser muito útil para as pessoas que sofrem do intestino irritável (SII). Dor, inchaço e gases são alguns dos muitos sintomas combatidos. O chá da hortelã-pimenta pode aliviá-los, reduzindo bastante a inflamação e também liberando os gases que levariam a inchaço e mais dor.

Combate o desconforto estomacal

Essa bebida também é excelente para a indigestão. Essa erva contém em seu composto o monoterpeno L-mentol, que age bloqueando os canais de cálcio no músculo liso do intestino delgado para produzir um maravilhoso efeito antiespasmódico no trato gastrointestinal para relaxar o músculo.

Alergias

O delicioso chá de hortelã-pimenta também contém ácido rosmarínico, que já demonstrou ajudar a combater os sintomas de alergia, como é o caso do nariz entupido e corrimento nasal, bem como aquela coceira e olhos vermelhos. Com isso, quando consumida na forma de um chá quente, o vapor quente dessa planta pode ajudar a limpar as passagens nasais e dilatar suas vias aéreas para um melhor fluxo de ar, o que também pode ajudar muito a combater o congestionamento.

Energia

Quem costuma toma café ou refrigerante para combater a terrível sonolência após o almoço, pode também tentar mudar para o chá de hortelã-pimenta. Pois, vários pesquisadores descobriram durante estudos que até mesmo cheirar essa planta pode ajudar a se sentir muito mais alerta e concentrado. Porém, com uma grande vantagem: essa bebida não contém cafeína.

Fortalece a imunidade

A hortelã-pimenta também pode contribuir para um intestino muito mais forte e o sistema imunológico também fortalecido devido às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias contidas na hortelã-pimenta. Da mesma maneira, todas essas propriedades antimicrobianas no óleo de hortelã-pimenta também podem ajudar a promover uma cura no corpo.

Chás: benefícios e tipos da bebida

Esses chás são consumidos de Norte a Sul do país de diversas maneiras possíveis e em diferentes momentos do dia, esses chás são repletos de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir varias doenças e também deixam o organismo mais fortalecido.

Quente, frio, de ervas ou flores, sua ingestão é muito comumente associada a um novo estilo de vida mais saudável. Além disso, esses chás já se tornaram verdadeiros curingas na dieta de quem quer emagrecer e desinchar. Quando esse chá é tomado entre as refeições, se torna um excelente aliado para reduzir o apetite, por exemplo.

Quando e como tomar chás

Não existem regras que estejam definidas, mas é recomendável por alguns especialistas, beber o chá imediatamente logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar possa destruir parte dos componentes ativos. Já para poder conservá-lo, dê preferência as garrafas de vidro, térmica ou até mesmo o aço inox. O plástico e o alumínio não devem ser usados.