Carregando Notícia
Mundo

China alerta para novo vírus: o Langya já infectou dezenas de pessoas

Autoridades chinesas disseram que a população deve ficar em alerta contra a nova ameaça que vem infectando o país

O mundo ainda está se recuperando do coronavírus, que já tirou a vida de milhões de pessoas. Recentemente, o mundo recebeu mais um grande alerta que foi emitido pelas autoridades nesta semana. Os cientistas chineses publicaram um artigo na The New England Journal of Medicine, onde alertam sobre um novo vírus, esse novo vírus recebeu o nome de Langya henipavirus (LayV).

Segundo as informações do cientistas, já aconteceu de dezenas de pessoas foram infectadas. Os estudiosos também acreditam que estes pacientes já tiveram algum contato forma frequente com animais, por isso, eles foram contaminados pelo vírus. O Centro de Controle de Doenças de Taiwan também confirmou a veracidade das informações e os cientistas do mundo todo já estão procurando se aprofundar sobre o assunto, e já dizem que esse é o mais recente inimigo do mundo atual.

Vírus

Até o momento, os cientistas já descobriram que o patógeno é da família Henipavirus. Segundo os cientisa, esta foi a primeira vez que este vírus conseguir infectar humanos. Os vírus Hendra e Nipay são todos da mesma família do Langya. Ambos os vírus causam diversos quadros graves e ainda é totalmente desconhecida uma forma de tratar a doença com êxito. Um fato muito importante divulgado, é que a taxa de letalidade do vírus varia entre os 40% a 75%.

As autoridades locais estão empenhadas no momento em estudar uma forma de identificar esse novo vírus e também buscam uma forma de rastrear a sua disseminação, visando que seja impedido sua propagação entre a população. Por enquanto, os cientistas recomendam sempre manter todos os cuidados básicos. Em Taiwan, as autoridades já contam com alguns laboratórios que estão trabalhando para criarem um novo método que possa conseguir sequenciar o genoma e esperam terminar isso dentro de uma semana.

Transmissão do vírus

Segundo os cientistas, ainda não se tem informação se realmente o Langya pode ser transmitido de uma pessoa para outra. Até então, os humanos sempre teriam sido infectados somente por animais contaminados, contudo, as autoridades estão vigilantes com o andamento da transmissão do vírus. Cientistas também disseram que sempre que possível deixará a população receber novas informações sobre o vírus.

Cabras, cachorros e muitos outros animais domésticos também já foram diagnosticados com esse novo vírus. Vale lembrar que esse vírus é muito perigoso, com o Langya pode causar insuficiência renal, hepática, febre, tosse, dor muscular, vômito, dor de cabeça, entre muitos outros problemas de saúde, contudo devesse ter cautela e não há a necessidade de alarmar-se.