Carregando Notícia
Curiosidades

Essa planta acaba com a má circulação, colesterol alto, melhora visão, memória, ansiedade, depressão e insônia

Essa planta possui diversas propriedades medicinais e seu chá pode ser um grande remédio de cura

Essa planta é bastante valiosa, pois ela possui propriedades aromáticas, mas não só por isso, é que elas também são ricas em óleos essenciais como eugenol, geraniol e linalol. Ela tem em sua composição elevadas taxas de taninos, flavonoides e saponinas, e também possui poderes antiespasmódicos, diuréticos, digestivos, antioxidantes  e sedativos.

Como a planta possui todos esses aliados juntos, ela se torna uma importante “arma” na prevenção e combate de diversos problemas de saúde como: gripes, insônia, pressão arterial elevada, e também se torna um ótimo coadjuvante na prevenção de alguns fatores que podem causar um infarto.

O nome científico da planta é Ocimum basilicum, mas nós chamamos de manjericão, em alguns estados, ela é mais conhecida como manjericão-de-folha-larga, manjericão doce, alfavaca, até erva-real. É bastante fácil de encontrá-la, basta fazer uma pesquisa rápida e ver que é possível achá-la em todas as feiras livres, supermercados e lojas de artigos naturais.

Devido à planta ter diversos benefícios e propriedades, ela ajudar combater estes males:

1 – Ajuda prevenir a gripe, resfriado e bronquite – com suas grandes propriedades antioxidantes, e os óleos essenciais que tem em sua composição, o manjericão ajuda no relaxamento dos músculos dos pulmões, e assim, alivia os problemas respiratórios e previne a tosse em casos de resfriados e gripes.

2 – Excelente digestivo – Na sua composição também tem o ácido ursólico, o ácido tem atividades anti-inflamatórias e antioxidantes, elas protegem as funções hepáticas e melhora a digestão, com um grande aliado da ação antiespasmódicas, o manjericão se torna um agente super importante, com propriedades que consegue combater até os gases.

3 – Prevenção e tratamento da pressão alta – Como a planta tem uma forte presença do eugenol, que é um óleo essencial e super importante, a planta acaba atua no relaxamento dos vasos sanguíneos, e isso melhora a pressão arterial. Os saponinas, taninos e flavonoides, diminuem a formação dos radicais livres no corpo, minimizando os danos nas artérias.

4 – Prevenindo e afastando os riscos de depressão, ansiedade e insônia – A quantidade presente de geraniol e linalol no óleo essencial tem uma ação sobre o sistema nervoso central, isso causa um relaxamento, e assim, prevenindo possíveis quadros de depressão, ansiedade e insônia.

5 – Prevenções de aterosclerose e infarto – As propriedades presentes de antioxidantes, que são exercidas pelos taninos e flavonoides, ajudam a diminuir os níveis do colesterol que não presta para o nosso corpo, o LDL. Assim, ele esses antioxidantes ajudam a prevenir doenças como derrame, infarto e até aterosclerose.

Como fazer o Chá: Basta pegar 10 folhas de manjericão secas ou frescas, e ferva uma xícara de água, depois basta tampar a xícara e deixe repousar na faixa de 5 a 10 minutos, e beber 3x ao dia. Também existe o suco de manjericão com manga é bem refrescante e possui propriedades medicinais.