Carregando Notícia
Notícias

Mãe tenta acostumar bebê de 3 meses a usar o vaso sanitário

A mãe escreveu que está cansada de comprar e limpar fraldas

Alexis Abdelaziz, identificada no TikTok, causou polêmica ao divulgar um vídeo em que explica o método para tentar acostumar a filha, de apenas 3 meses de vida, a usar o vaso sanitário. A mãe escreveu que está cansada de comprar e limpar fraldas. Nas suas redes sociais, ela tem um número de seguidores relativamente relevante, 19.8 mil (Tiktok) e 2.406 (Instagram).

A postagem, já conta com 9 milhões de visualizações sendo que foi divulgada no começo do mês. “Eu a coloco no penico todas as manhãs, depois de cada soneca, depois de cada mamada e antes e depois de cada caminhada ou passeio”, diz o texto no vídeo, enquanto são exibidas imagens de Alexis segurando a filha em cima de um penico e até de um vaso sanitário de tamanho normal.

”Além disso, também a levo toda vez que ela dá dicas de que precisa ir ao banheiro, como grunhidos, pausas enquanto se alimenta, se contorce ou começa a empurrar, completou a mãe. Na legenda, ela escreveu: “Isso é para não precisar comprar ou limpar mais fraldas”.

Nos comentários os internautas tem alguns que aprovaram a ideia, já outros consideram que é muito cedo para tentar acostumar a criança a usar o vaso sanitário. Médicos já afirmaram que, fisiologicamente, o desfralde deve começar a partir de 1 ano e meio, já que o processo de adquirir o controle de liberar suas excreções no momento em que desejar se inicia nesse período.

Os pediatras costumam recomendar que iniciem o processo de desfralde quando a criança tiver por volta de 2 a 3 anos, período em que a criança já é capaz de obedecer e entender alguns comandos. Vale lembrar que o momento ideal é quando o bebê se mostrar preparado, podendo variar muito de criança para criança.
O desfralde deixa a criança mais livre e mostra um outro nível de consciência. Além disso, os pais tem um papel fundamental para apoiar seu/sua filho(a) para que consiga passar por isso com mais tranquilidade possível.

Para saber se seu filho já está pronto observe seus comportamentos, como ele indicar que a fralda suja o incomoda, se transparecer nojo ou estranhamento por conta da fralda, se informar que está fazendo xixi ou cocô, e assim pode estar pronto para iniciar o processo de desfralde.

Consequências do desfralde inadequado 

No desenvolvimento da maturidade para o controle do xixi e do cocô não funcionam pressa nem pressão.
A pediatra e coordenadora da Unidade de Internação do Sabará Hospital Infantil, Renata Mazzotti Zampol, alerta que acelerar o processo pode trazer consequências tanto físicas como emocionais para os pequenos. “Se esse desfralde foi feito muito rápido; se os pais demonstram nervosismo, brigam com a criança quando ocorrer escapes, essa criança vai sentir insegurança e pode até apresentar alguns problemas de retenção. Ela pode começar a segurar o xixi e ter uma infecção urinária, por exemplo”, pontua a pediatra.