Carregando Notícia
Curiosidades

O que acontece com o corpo humano se você morrer no espaço?

Muita gente rapidamente responderia que o corpo ficaria “a deriva” no espaço por tempo indeterminado

Você já parou para pensar sobre o que acontece com o corpo humano se você morrer no espaço? Muita gente rapidamente iria responder que o corpo simplesmente ficaria “a deriva” no espaço por um tempo indeterminado, devido a certas condições que sabemos que são existente lá no espaço. Mas será que realmente é mesmo isso que aconteceria com o corpo? O corpo humano “flutuaria” pelo espaço profundo de forma constante? Bom, pode até ser que seja assim, mas também pode ser que não seja nada disso. No fim das contas, o que realmente acontece?

Bactérias

Saiba que o que determinaria o “fim” que um corpo realmente receberia, caso uma pessoa chegasse a morrer no espaço, seria simplesmente o uso ou não de uma roupa espacial. Caso o corpo realmente esteja dentro da proteção de uma roupa espacial, então o corpo passaria por todos os processos de decomposição naturalmente. Isso porque a roupa do astronauta foi projetada com o objetivo de proteger seu usuário do ambiente espacial, o que mantém a total integridade das bactérias que são naturais do corpo.

No entanto, caso o corpo estiver solto no espaço, então as coisas vão ser bastante diferentes. Se o corpo humano não estiver protegido dentro de uma roupa espacial, isso vai significar que as bactérias naturais do corpo não estarão preservadas, o que vai tornar o processo de decomposição do corpo completamente diferente daquilo que aconteceria naturalmente. O resultado disso tudo é que realmente este corpo permaneceria “vagando” pelo espaço.

Reação no corpo

Segundo o astrobiólogo Douglas Galante: “A primeira coisa que vai acontecer é um processo de desidratação. Como a pressão é muito baixa, perde água. Não necessariamente como em filmes, em que o corpo explode. Você perde o ar, morre e aí perde água. Esta água vai sendo evaporada e você vai virar um ‘cheetos de batata frita’, completamente seco“, explica.

O que acontece em todo nesse estágio é que o corpo simplesmente fica seco, totalmente seco. Enquanto nenhum outro fator estiver diretamente envolvido, esse corpo vai ficar vagando pelo espaço profundo. Já dentro da região chamada de “baixa órbita terrestre, o corpo simplesmente viraria uma “estrela cadente” e entrar na nossa atmosfera terrestre, mas será rapidamente consumido pelas chamas antes mesmo de chegar ao solo. No chamado “espaço profundo” o corpo ficaria realmente vagando por tempo indeterminado.