Carregando Notícia
Curiosidades

Você pode ter leucemia “Câncer no sangue” e nem sabe: Esses são os principais sintomas

Veja como identificar essa doença maligna

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer está entre as enfermidades que mais causam morte em todo o mundo. O câncer no sangue ou leucemia, de um maneira mais resumida, é uma doença que compromete os glóbulos brancos (leucócitos), conhecidas como as células de defesa do sangue.

Muitos atribuem essa doença a uma condição hereditária, mas a verdade é que a leucemia ainda não tem suas causas totalmente conhecidas pela medicina. Essa doença não é hereditária, mas existem alguns casos de que são genéticos.

Muitas pessoas confundem leucemia com linfoma, mas são dois tipos de doenças diferentes porque a leucemia começa na medula óssea, já o linfoma se inicia no sistema linfático. Os primeiros sintomas da leucemia surgem quando a medula óssea para de realizar a produção das células sanguíneas normais para o ser humano.

Após a consulta com um médico especialista, é solicitado um hemograma (exame de sangue), mas a confirmação só é feita por meio do exame da medula óssea (mielograma). Neste procedimento, é removido menos de um mililitro do resíduo esponjoso que fica dentro do osso humano para exame das células daquele local.

A leucemia no Brasil é mais comum entre os homens, mas mulheres também sofrem com essa doença maligna. Para saber se você tem leucemia, é importante ficar atento aos sinais que o seu corpo promove. Além disso, realizar exames de rotina também é fundamental, pois o diagnostico precoce é fundamental para o tratamento de qualquer tipo de câncer.

Os principais sintomas a se manifestar podem ser anemia, com forte presença de fadiga e palpitação, manchas roxas ou pontos vermelhos espalhados pelo corpo, febre ou suores noturnos e também dores nos ossos e nas articulações. É muito importante buscar um médico em caso de qualquer situação anormal que apareça.

Além dos sintomas citados acima, caso a enfermidade ataque o Sistema Nervoso Central (SNC), a pessoa pode sentir náuseas, vômitos, dor de cabeça e visão dupla. A doença tem como característica uma evolução muito rápida, que exige agilidade no tratamento para evitar que a situação se agrave.

Entre as principais formas de tratamento da leucemia estão quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. O especialista vai analisar qual o estágio da doença e indicar qual o melhor e mais eficiente método de tratamento para o paciente.