Carregando Notícia
Curiosidades

Você sabe para que serve esses “pequenos rebites” nos bolsos das calças jeans?

Atualmente o rebite é mais utilizado como acessório ou complemento, mas não quer dizer que ele perdeu a sua principal função

A palavra “jean” (termo em francês) nasceu em 1800, teve como referência através do tecido de sarja de algodão utilizado para fabricar calças, na cidade francesa de Nîmes. Porém o nome do tecido logo equivocou-se com o nome da peça que é comumente usado: o jeans. As calças jeans conhecidas hoje são feitas de jeans tingido de índigo, com bolsos e rebites resistentes e adequados para roupas de trabalho. Foram patenteados nos EUA em 1873 por Jacob Davis, um alfaiate, e Levi Straus, dono de fábrica de tecidos em São Francisco.

Os rebites de cobre tem por finalidade ser mais suscetíveis em relação a serem separados por esforço ou movimento, ajudando a segurar o tecido para que eles não rasguem com facilidade. Obtendo esse diferencial os mineiros e outros trabalhadores, que sempre se queixavam dos rasgos frequentes que as peças sofriam nos bolsos, passaram a usar mais das calças fabricadas por Strauss e Davis. Inicialmente eles fabricaram jeans em 2 tipos de tecido: brown duck e blue denim, porém a criação da calça 501 em 1890 ajudou o último tecido a decolar.

Atualmente o rebite é mais utilizado como acessório ou complemento, mas não quer dizer que ele perdeu a sua principal função. A intenção de Strauss, naquela época era acrescentar resistência aos garimpeiros que faziam uso da calça jeans. O sucesso de venda das calças foi tão grande que Strauss e Davis decidiram exigir o patenteamento do produto. No dia 20 de maio de 1873, o Departamento de Patentes e Marcas Comerciais dos EUA concedeu à Levi Strauss & Co. e a Jacob Davis a autoria dos chamados Waist-Overalls, reforçados com rebites de cobre.

Para que serve o bolsinho da calça? Descubra curiosidades sobre o jeans
Curiosidades sobre o uso do Jeans

  • A primeira calça jeans foi criada em torno de 1500 com finalidade dos marinheiros italianos utilizarem a bordo.
  • Uma confusão que acontece com muita frequência : Denim é o tecido e Jeans é a peça pronta.
  • O jeans waist overalls, eram macacões de cintura.
  •  Até um pouco antes da 2° Guerra Mundial apenas homens podiam usar jeans. Porém, algumas mulheres se arriscavam a usar a peça foram extremamente desaprovadas pela sociedade, apenas na década de 1960 é que as calças jeans se tornaram populares entre as mulheres. 
  • Durante essa década, as calças jeans eram consideradas peças de roupa para as classes mais humildes. Estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e James Dean, foram os principais em popularizar o jeans entre os demais.
  • Na década de 1950, tinha o risco de banimento de quem atrevesse a usar a peça em alguns lugares, como : igrejas, bailes e teatros.