Carregando Notícia
Curiosidades

Você sabe por que os olhos do gato parecem brilhar no escuro?

Essa é uma características inofensiva, mas se tornou uma fonte de medo para os supersticiosos

Quem possui um gato de estimação em casa, já percebeu que eles parecem ter olhos que brilham no escuro. Essa, é simplesmente uma característica que é extremamente inofensiva, mas acaba sendo também uma fonte de muito medo para aqueles que gostam de superstição. Os gatos são frequentemente associados a diversas ideias macabras, mas não existe nada de assustador ou macabro nesse aspecto.

Realmente Brilham?

Mas, afinal de contas, os olhos dos gatos realmente brilham no escuro? A resposta é que os olhos deles não brilham no escuro. O que realmente acontece é apenas um reflexo da luz externa. Usando outras palavras, quando está escuro, sem nenhuma fonte de luz no local, os olhos dos gatos simplesmente se revelam. Mas, como realmente tudo pode acontecer?

Isso é possível através de uma membrana específica que fica na parte traseira. Chamada de tapetum ludicum, essa membrana também é encontrada nos cães, ursos e outros. Por conta dessa condição especifica, os gatos e os demais animais com essa membrana, conseguem absorver toda a luz no ambiente, formando assim um reflexo que acaba por ser transmitido de forma mais intensa.

Visão dos gatos

Mesmo sendo muito impressionantes, saiba que, os olhos dos gatos não possuem uma visão tão boa como aparentam. A visão dos gatos é bastante diferente da nossa visão, eles procuram ressaltar e focar em aspectos muito diferentes daqueles nos quais nós focamos com nossos olhos. Para aqueles que não sabem, um gato precisa ficar cerca de sete vezes mais perto de um certo objeto para poder enxerga-lo com a mesma precisão de detalhes que o ser humano em geral.

Ainda assim, como você já deve saber, os gatos são conhecidos por serem excelentes caçadores. Isso porque, como foi dito acima, apesar de possuírem uma visão diferente da nossa, eles também conseguem um alinhamento maior usando os outros sentidos. Além do olfato, que também costuma ser muito mais preciso, os gatos também conseguem ouvir diversos sons com muita precisão e determinar de onde realmente está vindo.

Além disso, se você algum dia já assistiu a algum gato caçando uma presa, já entendeu que eles são muito meticulosos e não costumam dar botes a esmo. Quando um gato chega a avançar com tudo sobre uma presa, ele já a observou e sabe que possui muita chance de sucesso. E, então? Imaginava que o brilho dos olhos do gato seria por esse motivo?